Back To Top

Terminei: Contos Inacabados.



  Não fazem nem 10 minutos que eu terminei de ler essa obra do Mestre Tolkien, e no meio da minha leitura eu já tinha me decidido que escreveria sobre a minha impressão do livro e faria um mini-guia de como conseguir terminar a leitura sem abandoná-la.
  Acho que hoje não é difícil saber quem foi J.R.R Tolkien, você pode nunca ter se quer pego num livro dele, mas com certeza já viu (ou ouviu falar de) algum filme de suas obras. O mais recente sendo O Hobbit, que, depois de sua segunda parte, criou uma guerra interna entre os fãs da obra. Mas hoje não estou aqui para falar do que foi adaptado em filme, mas sim de um dos livros do grande professor.
  Quem já leu Tolkien sabe que os livros não são fáceis, as descrições parecem ser intermináveis, os capítulos são longos, cheios de referências, e quando se tem mais de um ponto de vista no mesmo livro as coisas podem ficar bem confusas. Mas no fim a leitura é recompensadora, pois a história é incrível. 
  Na obra que eu acabei de ler ,existe um certo porém, Contos Inacabados tem diversos capítulos que tratam de histórias que Tolkien teria feito, relacionadas aos seus outros livros. No final, é um emaranhado de contos que poderiam estar presentes nos livros publicados, mas não foram, pois sofreram modificações, o autor não achou relevante ou porque eram só rascunhos mesmo. 
  O livro é, então, para aquele fã que ficou com um gosto de quero mais, que quer aprofundar seus conhecimentos sobre a Terra-Média e querer saber o que aconteceu em alguns momentos menos detalhados nas outras obras do autor. Para os que gostam o livro é muito bom, e ajuda a esclarecer várias coisas - inclusive há momentos em que eu quase justifiquei algumas loucuras do Peter Jackson nessa adaptação do Hobbit.  No entanto, por ser Tolkien, e ainda ser algo inacabado, a leitura pode ser um tanto quanto difícil - Isso vindo de alguém que conseguiu ler O Silmarilion (considerado por alguns o livro mais difícil de ler de toda a obra) em 2 semanas significa alguma coisa.
  Para os que se interessam por esse tipo de leitura, deixarei aqui minhas impressões num passo a passo abordando os capítulos chaves.
  
 Bom, pra início de conversa comprei o livro em outubro, mas devido a faculdade só peguei pra ler agora nas férias. Eu já li bastante Tolkien, com exceção dos Filhos de Húrin, alguns contos não relacionados a terra média e as biografias. Foi então que para a minha infeliz surpresa o início do livro se tratava justamente dos Filhos de Húrin. Fui pega desprevenida, já que, tirando uma informação ou outra do Silmarillion, eu se quer tinha noção da história dos personagens. Foi um início difícil, principalmente porque o primeiro capítulo se estende da pagina 3 até a 48. Conforme a história vai andando, você se acostuma aos personagens e consegue acompanhar os contos direitinho.

  Passada a primeira Era - que é o compendio que fala dos filhos de Hurin - chego a Segunda em que tem como início uma descrição da ilha de Númenor no melhor estilo tolkiano - ou seja detalhes, detalhes e mais detalhes - Sorte minha que essa parte é curta, e finalmente, a história engata pros conhecedores de O Senhor dos Anéis. A perseverança do leitor é presenteada com a Historia de Galadriel e Celeborn. Saber um pouco da vida de casada da senhora de Lórien vale o sofrimento de toda a conversa sobre os afluentes de rios lá no início.

Finalmente chegamos a Terceira Era - A melhor parte do livro, na minha opinião, temos Isildur, Thranduril, um relato de como se firmou a aliança entre Rohan e Gondor, A recentemente famosa cena entre Gandalf e Thorin em Bri ( aquela que tem o came-o do Peter Jackson com a cenoura) e pros que,como eu, gostam de ter uma noção do que se passava na mente do pessoal de Mordor, temos um relato sobre a caçada dos Nazgul ao Anel. Essa parte eu li bem rápido e até gostaria que tivessem mais escritos sobre os assuntos dessa época. ( Quero um livro com o POV do Sauron  TT_TT)

 Os últimos 3 capítulos não falam de uma época especifica mas tratam de assuntos isolados: os Druedain, os Istari e os Palantíri. Dos 3 o meu favorito é o sobre os Istari (os magos), mas eu gostei muito do primeiro - achei que fosse ser chato ler sobre um povo que não tem tanto destaque mas o mini conto é bem gostoso de ler. (pedras com poderes mágicos - cool!). Sobre os palantiri - ou para os leigos, as bolas de cristal que mostram coisas no senhor dos anéis - o capítulo é bem técnico e por isso meio chato de ler.

  Quem já teve contato com a literatura de Tolkien sabe que a história acaba, mas o livro não, depois dos capítulos principais sempre seguem-se Notas e um Glossário. O Glossário é pra consulta durante a leitura. Mas as notas eu costumo ver só ao final, geralmente eu não reclamo dessa parte dos livros mas admito que em Contos Inacabados essa parte é especialmente chata - talvez pela estrutura, pois quem escreveu as notas foi o filho de Tolkien e ele as faz em forma de comentários porém sem se comportar como o narrador da história como o pai fazia. 

  Bom, ao final de uma semana, terminei minha leitura e posso dizer minha opinião. O livro é difícil e é preciso paciência e perseverança para terminar, mas pra quem gosta da Terra Média ele é um Must Read. Deixo como conselho: Leia os outros livros primeiro. Comece com O Hobbit que é fácil e agradável de ler. Siga com a trilogia do Anel, os filhos de Húrin e tome coragem pra pegar o Silmarillion. Depois de sobreviver a este se jogue de cabeça em Contos Inacabados que tudo será mais fácil, creio eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário